sábado, 12 de março de 2011

Festival Intercultural - “A Diversidade Religiosa

No âmbito do Projecto @ventura, realizou-se no 2.º Período, na nossa escola, o V Festival Intercultural, este ano subordinado ao tema "A Diversida-de Religiosa".

Esta temática levou o Agrupamento à reflexão pluridisciplinar sobre a tolerân-cia e a liberdade religiosa, de forma a promover o diálogo intercultural e a favorecer o respeito pela diversidade e convivência positiva entre diferentes religiões, com e sem representação no concelho. Desta forma fomentou-se o respeito pelo direito à liberdade de consciência, de religião e de culto, previsto na Constituição da República Portuguesa e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Festival divulgou os trabalhos produzidos em diversas disciplinas pelos alunos dos diferentes ciclos e do secundário. Estiveram expostos em pavilhões decorados nas fachadas com representações arquitectónicas de diversos templos de culto (cristão, hinduísta, budista e islâmico). O programa de actividades incluiu diversos workshops (dança oriental, africana e hip-hop), pinturas corporais, a actuação do grupo musical Jeová Chamá (que conta com a participação de alguns alunos do Agrupamento) e a apresentação do Projecto (Re)cria do Programa Escolhas com o grupo Ecos e Asas para Amanhã, promovidos pela Associação InLoco.

A recepção aos projectos participantes foi brindada com um delicioso lanche preparado pelos alunos do C.E.F. de Cozinheiro e servido pelos colegas do C.E.F. de Empregado de Mesa, com iguarias típicas do festejo pascal, entre eles o delicioso folar da região.

Prof. José Mendonça

Sem comentários:

Enviar um comentário