quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Intercâmbio Juvenil Transfronteiriço 2012

No dia 10 de outubro de 2012 realizou-se o Intercâmbio Juvenil Transfronteiriço 2012 integrado no Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade Intergeracional, cujos participantes foram: a Escola Poeta Bernardo de Passos, a Escola Básica e Secundária S. Sebastião (Mértola) e a Escola Les Guadiana (Huelva).

Quando chegámos a Serpa, reunimo-nos todos, os do Algarve, os de Mértola e os de Huelva. Depois dividimo-nos em dois grupos: enquanto uns foram ao Museu Etnográfico de Serpa, outros visitaram as ruas, nomeadamente a Rua Branca e a Igreja de Serpa, onde nos contaram algumas histórias interessantes.

No museu, pudemos recordar várias profissões antigas, que atualmente se encontram em vias de extinção, como as de sapateiro, costureira, barbeiro… A exposição tem sido enriquecida com a oferta dos utensílios específicos destas profissões. 

De seguida, reencontrámo-nos em frente ao mesmo museu, para podermos trocar de percurso com outro grupo. 

Terminada a visita, voltámos para o autocarro, em direção a Amendoeira da Serra, onde decorreu o almoço, na antiga Escola Primária. Em primeiro lugar, comemos uma sopa de legumes e alguns aperitivos (queijo, presunto, chouriço e batatas fritas). Depois, comemos uma bifana e, como sobremesa, alguns doces tradicionais de cada região.

Já de barriga cheia, fizemos um PedyPaper em que se organizaram grupos mistos (do Algarve, de Mértola e de Espanha). O objetivo do jogo era responder a algumas perguntas sobre a aldeia e sobre a União Europeia. Os representantes de cada grupo receberam de presente uma faixa de papel higiénico! 

Surpreenderam-nos com uma aula de ginástica e dança. Quando terminámos essa aula, fomos dar asas à nossa imaginação – deram-nos uns talegos (bolsas de pano) para os colorirmos ao nosso gosto. 

De seguida, um grupo de cantares alentejanos cantou para nós modas alentejanas. 

No final, dirigimo-nos para o autocarro, com destino a casa. Gostámos muito desta visita, pelo facto de conhecermos novas pessoas e os costumes de outras regiões.

Beatriz Torpes, Filipa Dias, Mariana Pires, Tânia Vaz, 9ºD (2012/2013)

Sem comentários:

Enviar um comentário