terça-feira, 18 de março de 2014

Olhando para trás...

Espaço onde se divulgam as entrevistas feitas aos membros da Comunidade Escolar

Pedimos a duas figuras da história da Escola Poeta Bernardo de Passos para nos falarem um pouco sobre as suas experiências e vivências nos muitos anos ao serviço da nossa escola.

O Prof. Sotero Sousa trabalha na nossa escola há 19 anos como professor de Educação Física, e já exerceu funções como Secretário da Comissão Executiva Instaladora, Presidente da Assembleia de Escola, Delegado do Grupo de EF e Coordenador do Desporto Escolar.

Passos – Que memórias guarda do tempo em que a escola abriu? 

Prof. Sotero – Momentos felizes porque eu era mais novo (risos). Os alunos, naquela altura, também faziam muitas asneiras, mas agora, vistas à distância, até parecem asneiras com piada e com alguma educação. 

Passos – Porque é que gosta de trabalhar nesta escola? 

Prof. Sotero – Porque é a escola da minha terra, da terra onde eu nasci! E depois de andar por Loulé, Salir e Almodôvar, tenho aqui uma escola onde gosto de trabalhar. Como conheço a maior parte das pessoas que aqui estão, o relacionamento tem sido bom. Não tenho razão de queixa, antes pelo contrário!

Passos – Descreva a escola em poucas palavras. 

Prof. Sotero – É uma escola ampla, relativamente bem equipada. Penso que todos cumprem o seu papel.

Top 10+

Qualidade Tolerante.
Defeito Irritadiço.
Herói – Vítor Damas.
Leituras Jornais desportivos.
MúsicasPimbas.
Filmes – “Cowboys”.
EspaçoA lua.
SentimentoAmor.
OrgulhoSer professor na Escola PBP há 19 anos.
Sonho Ser futebolista ou treinador de futebol.

A D. Fernanda Sousa, assistente operacional, trabalha na nossa escola desde a sua inauguração e já exerceu vários cargos em diferentes sítios, como a vigilância nos átrios, o atendimento telefónico e a limpeza até ter sido destacada para a portaria.

Passos – Que memórias guarda do tempo em que a escola abriu? 

D. Fernanda – Foram tempos engraçados. Logo na abertura, a escola começou a funcionar com o 2.º, o 3.º Ciclo e também com o secundário. Guardo boas memórias e tudo funcionava bem. 

Passos – Porque é que gosta de trabalhar nesta escola? 

D. Fernanda – Gosto de trabalhar aqui. Há muitos anos que aqui estou e isto, para mim, é já uma segunda casa. Gosto das pessoas com quem trabalho: gosto dos alunos, dos professores, da direção… gosto de todos! Sinto-me muito bem aqui: além de ser o meu local de trabalho, aqui sinto-me em casa, como se costuma dizer. 

Passos – Descreva a escola em poucas palavras. 

D. Fernanda – Muito boa. Tanto para o pessoal que aqui trabalha como para os alunos. Considero que é muito boa e os alunos têm aqui professores, funcionários e uma comunidade muito afetiva para eles. É pena que nem todos consigam ver isso e aproveitar.

Top 10+

Qualidade  Humilde.
Defeito  Um bocadinho teimosa.
Herói – Na minha idade já não existem
Leituras  Romances, especialmente de Nicholas Sparks
Músicas – Música portuguesa, Pop, entre outras...
Filmes – "Titanic”.
Espaço – Perto do mar.
Sentimento – Saudade.
Orgulho – O meu filho
Sonho  Paz no mundo, para todos nós.

David Ferreira
Gonçalo Viegas
8.ºE
2013/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário