quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Inauguração da Unidade de Ensino Estruturado da EBPBP

Decorreu no passado dia 3 de Dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a inauguração Unidade de Ensino Estruturado para Crianças com Problemas do Espetro de Autismo, da Escola do 2º e 3º Ciclos Poeta Bernardo de Passos.

Na cerimónia, presidida pela diretora interina, Nídia Amaro, intervieram duas técnicas (Dr.ªCândida Castelo Grande, do CMR Sul e Dr.ª Nélia Capelinha, da APPDA), o presidente da Junta de Freguesia; o delegado regional da DGESTE e o vereador Acácio Martins, em representação do presidente da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel.


Participaram também os delegados de turma da Escola Poeta Bernardo de Passos, os alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação, os docentes, os auxiliares e outros convidados.


Esta unidade permite dar continuidade ao trabalho já desenvolvido no 1º CEB, acompanhando as crianças portadoras daquela problemática (autismo), que prosseguem a sua vida escolar, passando para o 2º e 3º CEB. A instalação da unidade decorre de uma parceria entre o Agrupamento que se candidatou e disponibilizou o espaço e o material didático; o Ministério da Educação que autoriza a contratação de técnicos e a Câmara Municipal que cedeu o mobiliário e o equipamento informático.


No fim da cerimónia, foram entregues, a alunos com necessidades educativas especiais, ajudas técnicas, ao nível de equipamento informático (dois computadores e dois tablets), fornecidos pelo Centro de Recurso TIC para a Educação Especial. 


Com o objetivo de promover a inclusão de alunos diferentes e de alertar a comunidade educativa para a promoção de atitudes individuais necessárias à construção de uma escola inclusiva, ao longo da semana, foram desenvolvidas diversas atividades, de que destaco a exposição de trabalhos dos alunos com necessidades educativas especiais, a promoção de obras relacionadas com esta temática, nas bibliotecas escolares e o visionamento de um filme sobre inclusão, seguida de debate nas turmas.


Esta foi uma semana em que os valores da equidade, respeito pela diferença, entreajuda e solidariedade e inclusão foram muito trabalhados pela comunidade educativa e que espero que perdurem nos nossos corações ao longo da vida.

Programa da Semana Internacional da Deficiência
Professora Nídia Amaro

Sem comentários:

Enviar um comentário