sexta-feira, 8 de abril de 2016

“Sapatos Tró Li Ró”

A Biblioteca Municipal , acolhe de 9 a 30 de abril uma exposição muito diferente…

“Sapatos Tró Li Ró” uma mostra diversificada de canções, lenga lengas, histórias, adivinhas e poesia trabalhadas pelas crianças do pré-escolar, familiares e educadoras envolvidas.

A construção desta coletânea, realizada no âmbito da Oficina de Formação “Intencionalizar a linguagem escrita na educação de infância”, espelha o intuito das três educadoras envolvidas neste processo formativo de desenvolver práticas pedagógicas intencionais, sistemáticas e inovadoras, bem como de organizar recursos facilitadores da promoção do desenvolvimento da linguagem oral e da abordagem à escrita junto das crianças.

A disponibilização de instrumentos e objetos que permitam a exploração da linguagem escrita, a par do desenvolvimento de atividades, tarefas e projetos desafiadores, constituem um importante ponto de partida para o interesse e motivação para explorar este domínio em situações reais, associadas ao dia a dia.

Neste âmbito, além da coletânea escrita a exposição integra ainda sapatos criativos decorados em conjunto com as crianças. Momentos de lazer e aprendizagem que reforçam laços de proximidade entre a família e a comunidade escolar e refletem novas formas de fomentar, a brincar, o interesse pela aprendizagem.

Esta é uma iniciativa dos Jardins de Infância de Corotelo, Mealhas e São Brás de Alportel, com o apoio da Câmara Municipal , que resulta de “um trabalho conjunto entre educadoras, crianças e famílias.

Envolveu desafio, pesquisa, descoberta, construção, comunicação, interação, negociação, muita alegria, imaginação, brincadeira e afeto - condições fundamentais para gostar de fazer e gostar de aprender, gostar de ser e gostar de comunicar com os outros.

Em síntese, para GOSTAR DE APRENDER A APRENDER.”

Sem comentários:

Enviar um comentário