segunda-feira, 21 de maio de 2012

INOVA – Jovens Criativos, Empreendedores para o Século XXI

A turma A do 1.º ano do Curso de Educação e Formação
            
O projeto ASI –
Alimentação Saudável nos Intervalos da turma CEF 1ºA, ficou classificado em segundo lugar a nível regional. Esta classificação permitiu a seleção automática para a sexta fase do concurso, a Nacional.

Neste ano letivo concorreram 195 escolas com um total e 552 projetos, após a escolha a nível de escola, seguiu-se a escolha a nível regional. A nível regional é selecionado um máximo de 3 projetos, num total de 15 projetos a nível nacional.

Na Final Nacional, que decorrerá em Lisboa, os quinze projetos serão defendidos através de uma apresentação oral. Dentro de cada categoria INOVA (a tua Escola, a tua Rua/Bairro, a tua Cidade/Região, o teu País) e de cada área temática (tecnologia, cidadania e empresa) haverá um vencedor. Será também atribuído o prémio de vencedor a nível nacional para o que for considerado o melhor projeto/ideia.

O projeto apresentado pela turma CEf 1ºA pretende inovar na Escola e situa-se na área temática empresa.

O projeto tem as seguintes características:

Ter iniciativa, ter coragem para mudar
  • Criar uma marca própria de bolachinhas saudáveis (fabrico, embalagem e venda).
  • Colocar uma dispor da Comunidade Escolar uma alternativa saudável para os lanches dos intervalos (pode ser acompanhada de leite, iogurtes ou fruta);
  • Divulgar hábitos alimentares saudáveis e contribuir para a alteração de comportamentos alimentares;
  • Rentabilizar os meios existentes: cozinha própria para o curso, aulas de pastelaria, aquisição de produtos para as aulas práticas.
Compreender o que é uma empresa
  • Organização de Equipas de trabalho
  • Gestão de Projeto
  • Gestão de Meios (ingredientes e embalagens)
  • Gestão da Imagem (embalagem, rótulo, divulgação)
  • Marketing (estudo de mercado, divulgação, inquéritos de satisfação)
  • Logística (embalamento e transporte)
  • Fabrico (toda a turma)
Fases do Projeto
  1. Elaboração e implementação de questionários acerca dos hábitos e das necessidades;
  2. Decisão acerca do produto a desenvolver e angariação de parcerias (produtores locais/utilização de produtos locais, mestres pasteleiros, nutricionista, etc.);
  3. Fabrico do produto e campanha de divulgação com degustação e recolha de opiniões;
  4. Análise de resultados e eventual alteração do produto. Avaliação de custos e projeção de lucros;
  5. Fabrico e venda (controlo de satisfação e qualidade e avaliação de custos e lucros).
Para os alunos do Curso de Educação e Formação de Cozinha esta experiência vai permitir uma maior motivação para a aquisição de competências académicas, da capacidade de iniciativa e do espírito empreendedor. Permitir-lhes-á desenvolver a auto-estima e promover a capacidade de trabalho em equipa.

O projeto será apresentado em Lisboa por três alunos da turma. O Bruno Silva, a Cátia Santos e o Jorge Martins terão a grande responsabilidade de divulgar o trabalho feito pela turma e também o modo como se trabalha no nosso Agrupamento onde as ideias ganham forma e todos os alunos têm oportunidade de participar e inovar.

A turma agradece à nossa Diretora, professora Violantina Hilário, pela força e estimulo dados e também ao nosso amigo Telmo Martins, que acreditou desde o início neste projeto.

Estão disponíveis informações em vários sítios da NET, basta colocar: INOVA – Jovens Empreendedores; INOVA – Vencedores Regionais.
Paula Nascimento e Ricardo Bernardo

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