segunda-feira, 4 de junho de 2012

Prémio Literário Juvenil João Belchior Viegas - 2012


No passado dia 1 de junho, Dia do Município de São Brás Alportel, o Prémio Literário Juvenil João Belchior Viegas, que visa intervir de forma ativa na sociedade e estimular os mais jovens para a leitura e para a escrita criativa, distinguiu vários jovens do concelho.^

Trata-se de uma iniciativa dos herdeiros de João Belchior Viegas, em colaboração com a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com o apoio da direção regional de Cultura, da direção regional da Educação e das escolas do concelho.

De periodicidade anual, este prémio literário, destinado a todos os jovens, desde os 9 aos 20 anos, que residam, estudem ou trabalhem em São Brás de Alportel, é composto por quatro categorias etárias.

O tema desta edição foi o teatro, cabendo aos jovens escritores o desafio de escrever uma peça de teatro, posteriormente avaliadas por um júri constituído por cinco elementos.

Na 1.ª categoria, dos 9 aos 10 anos, a jovem vencedora foi Beatriz da Silva Gago Pereira, autora da peça «A Descoberta na Fonte Férrea», que ganhou um prémio no valor de 50 euros.

A 2.ª categoria, dos 11 aos 12 anos, distinguiu o trabalho «Bernardo de Passos», realizado pela jovem Vera Cristina Machado, que arrecadou 100 euros

Na 3.ª categoria, destinada a jovens entre os 13 e os 15 anos de idade, não foi atribuído o primeiro prémio porque os trabalhos apresentados não corresponderam ao tema pretendido, embora tenham sido distribuídos os habituais prémios de participação.

Por último, na 4.ª categoria, dedicada a participantes entre os 16 e os 30 anos, o 1.º prémio, na quantia de 500 euros, foi atribuído a Mónica Faleiro Dias, de apenas 16 anos de idade, pela peça «Inefável»
.

Sem comentários:

Enviar um comentário