quarta-feira, 13 de junho de 2012

Feira do Livro - 2012

No dia em que o município de São Brás de Alportel completou o seu 98º aniversário, dia 1 de junho, o Jardim da Verbena abriu as portas à Feira do Livro de São Brás de Alportel, um encontro anual com os livros e a leitura, com autores, escritores, contadores de histórias e um sem fim de atividades para aprender a brincar!

Realizada entre 1 e 6 de junho, com horários diferenciados de 1 a 3 entre as 15h00 e as 22h30 e de 4 a 6 entre as 09h30 e as 17h00, esta nova edição da Feira do Livro de São Brás de Alportel apresentou vários livreiros e distribuidores das principais editoras nacionais de literatura com apetecíveis descontos para todas as idades, espaços de representação do Clube de Leitura e da Biblioteca Municipal, da Rede de Bibliotecas do Concelho; exposição e autógrafos de livros em lançamento; um Cantinho Verde dedicado a oficinas de educação ambiental, um Quiosque de Sabores recheado de deliciosas sugestões, entre muitas outras atividades de animação da leitura.

No dia 1 a Feira do Livro juntou-se à Festa da Criança, pelas 15h00 com o lançamento do livro “As Aventuras do galo Caju”, de autoria de Manuel Belchior. Para esta tarde dedicada aos mais pequeninos, as atividades brotaram no Jardim da Verbena com ateliês de pinturas faciais, reciclagem, pintura e colagem, cerâmica, um cantinho verde com divertidas oficinas alusivas ao Dia Mundial do Ambiente, um balcão informativo da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco. A estas iniciativas juntou-se a diversão das Piscinas Municipais Descobertas que promoveram divertidos jogos aquáticos, tradicionais, integrando ainda o espaço Brincar com Saúde, da Fisio São Brás e Crescendo com Saúde, dinamizado pela Unidade de Cuidados na Comunidade UCC Al-Portellus. 
Este dia especialmente criado para os mais pequeninos reservou para as 20h00 a apresentação do “Romance depois dos 50 – Uma mulher que não desistiu do amor”, pela escritora Isabel Vila Pery e encerrou ao som de uma das maiores vozes do fado nacional, pelas 22h00, Carminho.

No segundo dia, a Feira do Livro teve como destaques as atividades do Cantinho Verde, o Jardim da Zezinha, entre as 17h00 e as 19h00, um espaço de venda de histórias…a preço de beijos docinhos. A animação prosseguiu a passo de dança, pelas 21h30, com a atuação do Clube de Danças da Escola Secundária João de Deus, de Faro e encerrou pelas 22h00 na companhia das estrelas, num divertido momento de Observação Astronómica.

Nos dias 4, 5 e 6 a X Maratona de Contos “As Histórias são como as cerejas” invadiu a Feira do Livro de São Brás de Alportel com histórias contadas e interpretadas por centenas de crianças das escolas do município. 





No dia 4, segunda-feira a escritora Rita Sobral marcou encontro com os leitores entre as 10h30 e as 11h30 para um momento de partilha de saberes, perspetivas e sonhos sobre o fascinante mundo da escrita e da leitura.
A animação prosseguiu pelas 14h00 com o Teatro do Gaspar que leva a palco divertidas histórias com corpo de fantoches…
No dia 5, terça-feira, entre as 10h30 e as 14h00, a animação da leitura contou com a presença de Sandro William Junqueira, reservando para as 15h30 a representação da peça “Enquanto a Cidade Dorme”, pelo Grupo de Teatro da Escola EB 2/3 Poeta Bernardo de Passos.

No último dia, dia 6, a Feira do Livro de São Brás de Alportel acolheu novamente o autor são-brasense Manuel Belchior para mais uma viagem na companhia das “Aventuras do Galo Caju”. No final da manhã, pelas 11h00, o Clube de Escrita Criativa de Faro desafiou a criatividade dos visitantes num encontro sobre o poder da palavra na criação de mundos fantásticos!

A Feira do Livro de São Brás de Alportel é uma iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Agrupamento de Escolas José belchior Viegas e Rede de Bibliotecas do município, com a colaboração e apoio de diversas entidades que ano após ano unem esforços para diversificar a oferta de atividades e propostas de aprendizagem nesta Feira do Livro, que escreve todos os anos uma nova página na memória das crianças e de todos os visitantes.


GIDI (adaptado)

Sem comentários:

Enviar um comentário