quinta-feira, 7 de março de 2013

Olimpíadas Portuguesas de Matemática 2012/13

O Departamento de Matemática do nosso Agrupamento associou-se mais uma vez, a esta atividade, convidando os alunos do 2ºCiclo, 3ºCiclo e Secundário a participarem.
O nosso aluno do 7.º E, David Dias Neves Ferreira passou de forma brilhante pelas primeiras duas fases e apurou-se para a Final Nacional que se realizará de 14 a 17 de Março em Albufeira.
O Departamento de Matemática congratula o David, a sua família e todos os seus professores de Matemática, pois a qualidade demonstrada é o resultado do esforço e dedicação de todos.

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática com a colaboração de escolas de todo o País, são um concurso de problemas de Matemática, dirigido aos estudantes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e também aos que frequentam o ensino secundário, que visa incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática.
As OPM não têm como objetivo fundamental testar a quantidade de conhecimentos acumulados. No entanto, o desenvolvimento mental inerente à idade dos participantes e a própria maturidade matemática que decorre do aprofundamento das matérias escolares faz com que seja necessária a separação dos participantes em três níveis: Categoria Júnior, Categoria A e Categoria B. A Categoria Júnior destina-se a alunos que frequentam o 6.º ou o 7.º ano de escolaridade, a Categoria A a alunos que frequentam o 8º ou o 9º anos de escolaridade e a categoria B destina-se a alunos de qualquer ano de escolaridade do ensino secundário.
As OPM decorrem em três fases:
  • uma primeira eliminatória, que se realiza em todas as escolas que manifestem a intenção de participar, sendo a participação aberta a todos os alunos;
  • uma segunda eliminatória, que funciona como uma final regional, que decorre em algumas escolas do país e para a qual são selecionados alguns alunos, de acordo com o regulamento das OPM;
  • uma Final Nacional, que decorre numa escola convidada para organizar esta etapa das Olimpíadas; participam 30 alunos de cada uma das categorias, selecionados de acordo com o regulamento das OPM
Professor Carlos Guerra

Sem comentários:

Enviar um comentário