quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Abandono dos animais


E se lhe dissermos que alguns casos de abandono de animais se devem ao facto de os cães e os gatos sujarem a casa? Se as pessoas que abandonam animais fossem animais, não gostariam de ser abandonadas, como diz o velho ditado, “Não faça aos outros aquilo que não gostarias que lhe fizessem a si”.

A maioria das pessoas que age como se os animais fossem brinquedo e, quando estes crescem, jogam-nos fora. Mas não são! Adquirir um animal não pode ser um capricho do momento. Os animais são seres vivos que precisam de muito carinho, atenção e diversão. Muitas pessoas, quando vão de férias, esquecem-se de que têm um animal em casa que precisa de muitos cuidados. 

Existem, hoje em dia, inúmeros locais onde podem ser deixados. Custa algum dinheiro, mas um animal de estimação vale bem esse pequeno esforço que é recompensado com a sua alegria e amizade. Se adquirir um cão e deixar de ter condições para ele, deve arranjar-lhe um novo dono que possa cuidar dele. Em último caso, também pode entregá-lo a um proprietário de uma matilha.

Não há qualquer desculpa para o abandono dos animais, pois eles não se podem defender dos erros dos seus donos, apenas esperam ser bem tratados em troca da companhia e do carinho que dão aos seus proprietários.

Se é uma pessoa que abandona animais, não tem o direito de ser considerado humano!

Francisco Centeio
Marco Jesus
Pedro Pereira
8.º C
2014/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário