segunda-feira, 26 de março de 2012

VI Festival Intercultural - "Músicas do Mundo"

No passado dia 22 e 23 de Março, na Escola Básica 2,3 Poeta Bernardo Passos, decorreu a 6.ª edição do magnífico Festival Intercultural, este ano dedicado ao tema Músicas do Mundo.

A arruada pelas ruas de São Brás de Alportel, no dia 22, quinta-feira, assinalou o início do Festival que abriu as portas a toda a comunidade ao longo de 2 dias, numa mostra viva da riqueza intercultural do município sambrasense, onde mais de 10% da população é oriunda de países estrangeiros.

Uma vez mais este foi um momento de verdadeira interação, de diálogo e de respeito pelo outro e pela sua cultura, pela diversidade, partilhado por todos os alunos são-brasenses, desde o ensino pré-escolar ao secundário, pessoal docente e não docente e familiares envolvidos.

O programa do Festival Intercultural “Músicas do Mundo” integrou vários espaços de exposição musical, que deram a conhecer mais de uma dezena de instrumentos provenientes de vários países, bem como diversos espetáculos de músicas de diferentes culturas.

A música chegou ao Festival pela voz do Fado, representação maior da cultura portuguesa, seguindo-se ao longo da tarde de dia 22, um espetáculo de danças ciganas, a atuação da Rockestra, um momento de flautas, encerrando ao som do Grupo Coral dos Amigos do Museu, composto por elementos de diferentes nacionalidades.

No dia 23, sexta-feira, as danças e os cantares regressaram ao palco do Festival Intercultural. Começámos o dia com muita energia, assistindo à atuação do Rustam, Vitor e do David que dançaram break dance.

Houve ainda tempo para a entrega de prémios do X Concurso Literário de Prosa, este ano dedicado ao tema “A música muda o mundo”.

Como não podia deixar de ser as ementas nas cantinas escolares proporcionaram aos alunos a experimentação de novos e diferentes sabores.

Para fechar toda esta animação e como já é hábito, os jovens, dos projetos Escolhas (Re) Cria de Faro com cantares ciganos pelo grupo Os Cales e danças ciganas pelas Estrelas do Cerro do Bruxo e o grupo Didgeridoos de Ecos de Loulé, brindaram-nos com o seu grande talento. O grupo da Associação DOINA, Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos pelo  Algarve, fechou em grande a 6ª edição do Festival Intercultural, com encantadoras danças romenas e moldavas.

O VI Festival Intercultural – Músicas do Mundo foi organizado pelo Projeto @ventura, numa parceria que integra a Associação IN LOCO, o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com o objetivo de sensibilizar para a tolerância e respeito pela diferença cultural, um desafio diário que pode ser muito enriquecedor.

Sem comentários:

Enviar um comentário