quarta-feira, 18 de abril de 2012

X Concurso Literário de Prosa

“A Música muda o Mundo”
Música é pretexto para refletir sobre o Mundo
O Concurso Literário de Prosa completou, este ano, a sua X edição.

Tendo sido lançado em 2001, subordinado ao tema “A minha terra”, inicialmente, este concurso visou a escrita em prosa e poesia. No entanto, foi no ano seguinte que ganhou o formato que atualmente apresenta, inteiramente dedicado à prosa. Para além de fomentar nos jovens do 2.º e 3.º Ciclos a reflexão sobre os valores sociais e as problemáticas da atualidade, este evento cultural promove o gosto pela prosa, valoriza a competência de escrita e estimula a criatividade e o sentido crítico.

No âmbito deste concurso, muitos alunos já nos transmitiram, ao longo dos anos, as suas reflexões acerca dos mais variados temas, como por exemplo: “Aceitar a diferença… um futuro risonho”; “Ser feliz por ser e não por ter”; “Eu e tu no séc. XXI”; “À descoberta da Felicidade”. 

No presente ano letivo, uma vez que a música deu mote ao Festival Intercultural, subordinado ao tema “Músicas do Mundo”, o Grupo de Professores de Português considerou-a inspiradora para a criatividade dos nossos alunos. Por isso, desta vez, o desafio lançado, “A Música muda o Mundo”, reuniu no palco e à volta dele, no último dia do Festival Intercultural, os 54 alunos (19 do 2.º Ciclo e 35 do 3.º Ciclo) bem como os 8 professores envolvidos, tendo sido todos muito aplaudidos pelas respetivas turmas. Os prémios (cheques-livro) e os certificados foram entregues aos 7 alunos premiados:

          1.º Prémio – Carolina Rocha (5.ºB); Duarte Amaro (5.ºB); Wilson Pina (9.ºA);
          2.º Prémio – Bianca Peleira (5.ºA); Inana Wolfsdorf (7.ºA);
          3.º Prémio – Vera Machado (5.ºA); Filipa Dias (8.ºD).

Lê e saboreia, neste blogue, os textos concorrentes ou, pelo menos, os premiados.

Textos não premiados

                                                   2. Ciclo                  3.º Ciclo
                           
      

Sem comentários:

Enviar um comentário