quinta-feira, 24 de março de 2011

Escola lança mais um volume "Nos Passos de Bernardo"

Na Feira do Livro, organizada pela Rede de Bibliotecas de S. Brás de Alportel, a Escola Poeta Bernardo de Passos lançou o 8.º volume do sobejamente conhecido livro de poesia, "Nos Passos de Bernardo".

Nesta publicação anual, os alunos do 2.º e 3.º Ciclos vêem editados os seus poemas criados nas aulas de Oficina de Escrita. As temáticas são seleccionadas pelos próprios autores e correspondem aos seus interesses: vão desde a própria arte de escrever poesia aos sonhos profissionais, da amizade à vida, passando sempre pelo tema do amor.

Como acontece desde o 1.º volume, esta última publicação contou com a participação de ainda mais alunos, pelo que colige o maior número de poemas de sempre.

Já na Feira do Livro, o momento de lançamento do livro "Nos Passos de Bernardo" ficou marcado por uma pequena actuação em palco encenada pelos alunos do 8.ºA, nas aulas de Língua Portuguesa. A breve representação teatral, onde os alunos superaram o seu nervosismo, exibiu um momento de mímica que remeteu a criação poética, desde o acto de escrita até à fase de publicação em livro. No final, a bela voz da aluna Inês Cruz, acompanhada à guitarra pelos colegas Ana Beatriz Teixeira e Cristiano Lopes, fez a apologia da leitura e da escrita de poesia durante os tempos livres dos jovens. A letra desta canção, da autoria dos alunos do 8.ºA, encaixou perfeitamente na música da canção "The lazy song", de Bruno Mars.

De facto, o empenho de todos os envolvidos (incluindo a assistência repleta de pequenos poetas e não só) resultou num bonito momento de divulgação e homenagem a este livro de poesia. Só por si, esta colecção, que já se vai aproximando do 10.º volume, constitui uma merecida homenagem ao patrono da nossa escola.
Prof. Carla Mateus

sábado, 12 de março de 2011

Festival Intercultural - “A Diversidade Religiosa

No âmbito do Projecto @ventura, realizou-se no 2.º Período, na nossa escola, o V Festival Intercultural, este ano subordinado ao tema "A Diversida-de Religiosa".

Esta temática levou o Agrupamento à reflexão pluridisciplinar sobre a tolerân-cia e a liberdade religiosa, de forma a promover o diálogo intercultural e a favorecer o respeito pela diversidade e convivência positiva entre diferentes religiões, com e sem representação no concelho. Desta forma fomentou-se o respeito pelo direito à liberdade de consciência, de religião e de culto, previsto na Constituição da República Portuguesa e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Festival divulgou os trabalhos produzidos em diversas disciplinas pelos alunos dos diferentes ciclos e do secundário. Estiveram expostos em pavilhões decorados nas fachadas com representações arquitectónicas de diversos templos de culto (cristão, hinduísta, budista e islâmico). O programa de actividades incluiu diversos workshops (dança oriental, africana e hip-hop), pinturas corporais, a actuação do grupo musical Jeová Chamá (que conta com a participação de alguns alunos do Agrupamento) e a apresentação do Projecto (Re)cria do Programa Escolhas com o grupo Ecos e Asas para Amanhã, promovidos pela Associação InLoco.

A recepção aos projectos participantes foi brindada com um delicioso lanche preparado pelos alunos do C.E.F. de Cozinheiro e servido pelos colegas do C.E.F. de Empregado de Mesa, com iguarias típicas do festejo pascal, entre eles o delicioso folar da região.

Prof. José Mendonça