sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Marché de Noël 2012

Nos dias 13 e 14 de Dezembro, entre as 10 e as 17 horas, realizou-se na Escola Básica Poeta Bernardo de Passos um Mercado de Natal.

Estiveram à venda diversos trabalhos natalícios criados pelos alunos de várias turmas das escolas do Agrupamento.






















quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Onde está a Diferença?

No dia 4 de dezembro, pelas 18h00 decorreu no auditório da Escola Secundária José Belchior Viegas o seminário “Onde está a Diferença?”, no âmbito do Ciclo de Seminários: Partilhar e refletir as práticas, com a participação da educadora Graça Bernardo, do Jardim de Infância das Mealhas e a professora de Educação Especial, Rute Lourenço, a lecionar na Esola Básica 2,3 Poeta Bernardo Passos.

A intervenção teve como finalidade abordar a temática da acessibilidade para todos e da diversidade nas nossas escolas baseada na oficina de formação facultada pelo Projeto Rampa no passado ano letivo.

As mesmas docentes tiveram oportunidade de partilhar sugestões e os trabalhos desenvolvidos com os seus grupos, dando a conhecer a mascote “Cusquito” e o spot publicitário “(In)Diferente”, resultado final da formação em que vários docentes dos diferentes níveis e ciclo, do Agrupamento, participaram. Também, foi apresentada a exposição subordinada ao Dia da Pessoa com Deficiência (3 dezembro), onde se encontra refletida a opinião (recolhida por questionário) de uma amostra de 100 alunos da Escola Básica 2,3 Poeta Bernardo Passos, dos diferentes anos de escolaridadee ciclos, acerca da mesma temática.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Como fazer uma lanterna do Halloween

Aprenda a fazer uma divertida lanterna para animar o seu Halloween e o da sua família. Só precisa de uma abóbora (mais ou menos do tamanho de uma bola de futebol), uma faca bem afiada, uma colher, uma vela (ou mais), um marcador e um jornal para cobrir a área de trabalho.
Veja aqui: Como fazer uma lanterna do Halloween - Portugal - DN

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Intercâmbio Juvenil Transfronteiriço 2012

No dia 10 de outubro de 2012 realizou-se o Intercâmbio Juvenil Transfronteiriço 2012 integrado no Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade Intergeracional, cujos participantes foram: a Escola Poeta Bernardo de Passos, a Escola Básica e Secundária S. Sebastião (Mértola) e a Escola Les Guadiana (Huelva).

Quando chegámos a Serpa, reunimo-nos todos, os do Algarve, os de Mértola e os de Huelva. Depois dividimo-nos em dois grupos: enquanto uns foram ao Museu Etnográfico de Serpa, outros visitaram as ruas, nomeadamente a Rua Branca e a Igreja de Serpa, onde nos contaram algumas histórias interessantes.

No museu, pudemos recordar várias profissões antigas, que atualmente se encontram em vias de extinção, como as de sapateiro, costureira, barbeiro… A exposição tem sido enriquecida com a oferta dos utensílios específicos destas profissões. 

De seguida, reencontrámo-nos em frente ao mesmo museu, para podermos trocar de percurso com outro grupo. 

Terminada a visita, voltámos para o autocarro, em direção a Amendoeira da Serra, onde decorreu o almoço, na antiga Escola Primária. Em primeiro lugar, comemos uma sopa de legumes e alguns aperitivos (queijo, presunto, chouriço e batatas fritas). Depois, comemos uma bifana e, como sobremesa, alguns doces tradicionais de cada região.

Já de barriga cheia, fizemos um PedyPaper em que se organizaram grupos mistos (do Algarve, de Mértola e de Espanha). O objetivo do jogo era responder a algumas perguntas sobre a aldeia e sobre a União Europeia. Os representantes de cada grupo receberam de presente uma faixa de papel higiénico! 

Surpreenderam-nos com uma aula de ginástica e dança. Quando terminámos essa aula, fomos dar asas à nossa imaginação – deram-nos uns talegos (bolsas de pano) para os colorirmos ao nosso gosto. 

De seguida, um grupo de cantares alentejanos cantou para nós modas alentejanas. 

No final, dirigimo-nos para o autocarro, com destino a casa. Gostámos muito desta visita, pelo facto de conhecermos novas pessoas e os costumes de outras regiões.

Beatriz Torpes, Filipa Dias, Mariana Pires, Tânia Vaz, 9ºD (2012/2013)

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O Prémio Melhores Alunos de São Brás de Alportel - 2012


Após um ano letivo de esforço intenso, a recompensa chegou finalmente. Uma recompensa bem merecida aliás... Viajámos para a cidade do Porto nos dias 10 a 13 de Setembro de 2012.

A viagem de avião decorreu com toda a naturalidade, até ter chegado o momento da aterragem, aí é que as coisas se tornaram mais... atribuladas. Chegados ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, fomos surpreendidos com a falta do transfer, mas tudo se resolveu rapidamente. 

Nesse mesmo dia, partimos, por nossa conta, à descoberta do Porto. Começámos por descer a rua de Santa Catarina onde nos deparámos com o antigo e majestoso café “Magestic” no qual fomos apenas tirar uma fotografia. Em seguida, dirigimo-nos para a imponente Torre dos Clérigos. Mal sabia o Tiago o que o esperava! Após termos subido dezenas, não, centenas de escadas, saímos, enfim, daquele espaço claustrofóbico e, assim que o Tiago teve noção da altura a que se encontrava, ficou branco como cal e passou o tempo todo encostado à parede. 

Depois de descermos a Torre dos Clérigos, fomos em direção à muito conhecida livraria “Lello”, na qual o Diogo, sempre que tentava entrar, fazia disparar o alarme (depois de ser revistado pelo gerente, verificou-se que se tratava da etiqueta da t-shirt. Uff!!). 

Como a fome apertava e estávamos acordados desde as quatro da madrugada, resolvemos apreciar um belo repasto, numa deliciosa esplanada, em plena Avenida dos Aliados. Sim, porque parte do encanto de fazer turismo é “sentir” e “cheirar” o ambiente de cada lugar novo. 

Ao fim da tarde, decidimos ir até à zona Ribeirinha. Porém, tivemos de subir e descer muitas escadas. Quando começámos a descer, reparámos no estranho bailado da professora Noémia que, mais tarde, nos veio a explicar que era uma técnica para não perder o equilíbrio sem se agarrar ao corrimão que, segundo a mesma, estava cheio de porcaria. 

Quando finalmente chegámos à zona Ribeirinha sentámo-nos por um pouco, quase nos deixando dormir. Após um “breve descanso” apresentámos às professoras uma proposta: subir “umas escadinhas” para apanharmos o metro na estação do Jardim do Morro (que era na outra margem do rio), saírmos na estação da Avenida dos Aliados para comermos um gelado no McDonald’s e depois seguirmos em direção ao hotel para jantar. 

Quando perguntámos o caminho para subir “as escadinhas” em direção ao Jardim do Morro disseram-nos que o único caminho seria pelo meio das obras e realmente vimos um grupo de turistas a subir por entre canos e cimento. Ao subirmos, mais ou menos um quinto da altura que pretendíamos, a professora Maria João perguntou “AFINAL, ONDE É QUE É A ESTAÇÃO!!”. Quando lhe contámos que tínhamos de subir bem até lá acima a professora ficou, “possessa” e a dizer que se soubesse nunca teria vindo atrás de nós. Mas rapidamente lhe passou. 

Ao chegarmos à estação do metro, exaustos, e após termos comprado três bilhetes, a máquina informou que não havia mais. Como as professoras não arredavam pé, tivemos de ir até à estação seguinte comprar mais quatro. Felizmente não houve mais problemas. Metemo-nos no metro, chegámos à Avenida dos Aliados e fomos direitos ao hotel, onde mal tivemos tempo de nos despachar para jantar. Este dia ficou marcado por DEGRAUS!!. 

Ao raiar do segundo dia, depois de um delicioso manjar e com uma excruciante dor em cada músculo do nosso corpo, conhecemos, finalmente, o nosso amigo, o guia, senhor Adão, que tinha a impossível missão de nos levar a conhecer Guimarães, Braga e Barcelos (mal sabia ele o que o esperava…). Sobre o senhor Adão, podemos dizer que é um homem com um discurso e uma maneira de pensar muito... peculiares. No entanto achamos que ele saiu desta experiência um homem completamente renovado devido à nossa constante “desobediência”. É que, entre “milhões” de fotografias, desvios ao roteiro inicial, devido aos nossos gostos pessoais, e compras imprevistas, no final da manhã já tínhamos um guia submisso e disposto a fazer-nos todas as vontades. Era obviamente um homem inteligente, que adotou o lema “Se não os podes vencer, junta-te a eles.” 

Durante a nossa visita ao Palácio dos Duques em Guimarães a professora Maria João, sem exagero, ficou em cada fotografia de cada turista que lá estava. É aquele jeito... 

Este dia ficou marcado pela “disputa” entre a professora Noémia e o guia para ver quem atendia mais chamadas de telemóvel. 

No terceiro dia, preparando-nos para uma subida pelo Rio Douro, até à cidade da Régua, conhecemos o guia do cruzeiro, de quem acabámos por nem saber o nome. O seu mau humor revelou-se, ainda nem eram nove da manhã (ou talvez por isso mesmo), perante a inocente pergunta da professora Maria João de qual seria o nome da terra por onde estávamos a passar (Private Joke). A paisagem era de tirar o fôlego e o regresso de comboio ficou marcado pela boa disposição. Chegados à belíssima estação de São Bento, e cheios de fome, subimos a Rua de Santa Catarina, em direção ao Hotel Dom Henrique, com um pensamento comum: Comer linguini com camarão ao jantar. 


Como é evidente pelas nossas palavras, divertimo-nos imenso e adorámos a viagem. Foi uma experiência que ficará marcada para o resto das nossas vidas. Um grande e especial obrigado ao sr. Presidente da Câmara de São Brás de Alportel e à Diretora do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, por terem promovido este tipo de iniciativas e terem tornado possível esta experiência.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Intercâmbio Juvenil Transfronteiriço 2012

No dia 10 de outubro de 2012 realizou-se o Intercâmbio Juvenil Transfronteiriço 2012 integrado no Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade Intergeracional, cujos participantes foram: a Escola Poeta Bernardo de Passos, a Escola Básica e Secundária S. Sebastião (Mértola) e a Escola Les Guadiana (Huelva).

Quando chegámos a Serpa, reunimo-nos todos, os do Algarve, os de Mértola e os de Huelva. Depois dividimo-nos em dois grupos: enquanto uns foram ao Museu Etnográfico de Serpa, outros visitaram as ruas, nomeadamente a Rua Branca e a Igreja de Serpa, onde nos contaram algumas histórias interessantes.

No museu, pudemos recordar várias profissões antigas, que atualmente se encontram em vias de extinção, como as de sapateiro, costureira, barbeiro… A exposição tem sido enriquecida com a oferta dos utensílios específicos destas profissões. 

De seguida, reencontrámo-nos em frente ao mesmo museu, para podermos trocar de percurso com outro grupo. 

Terminada a visita, voltámos para o autocarro, em direção a Amendoeira da Serra, onde decorreu o almoço, na antiga Escola Primária. Em primeiro lugar, comemos uma sopa de legumes e alguns aperitivos (queijo, presunto, chouriço e batatas fritas). Depois, comemos uma bifana e, como sobremesa, alguns doces tradicionais de cada região.

Já de barriga cheia, fizemos um PedyPaper em que se organizaram grupos mistos (do Algarve, de Mértola e de Espanha). O objetivo do jogo era responder a algumas perguntas sobre a aldeia e sobre a União Europeia. Os representantes de cada grupo receberam de presente uma faixa de papel higiénico! 

Surpreenderam-nos com uma aula de ginástica e dança. Quando terminámos essa aula, fomos dar asas à nossa imaginação – deram-nos uns talegos (bolsas de pano) para os colorirmos ao nosso gosto. 

De seguida, um grupo de cantares alentejanos cantou para nós modas alentejanas. 

No final, dirigimo-nos para o autocarro, com destino a casa. Gostámos muito desta visita, pelo facto de conhecermos novas pessoas e os costumes de outras regiões.

Beatriz Torpes, Filipa Dias, Mariana Pires, Tânia Vaz, 9ºD (2012/2013)

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Atividades da Educação Especial 2011/12

Os alunos e as professoras da Educação Especial do nosso agrupamento realizaram, ao longo do ano letivo, um conjunto de atividades muito interessantes. 
Vê a reportagem vídeo dessas atividades e deixa o teu comentário.


terça-feira, 3 de julho de 2012

Festa - Arraial de Final de Ano- 2012

O ano letivo já chegou, ou está a chegar ao fim.
Mais uma etapa cumprida.

É o momento de conviver descontraidamente, findo um ano de trabalho árduo em que, em conjunto, vivemos muitas alegrias, progressos, e também alguns momentos de maior pressão e de "stress".

É também o momento para começarmos a recuperar energias, para nos prepararmos para mais um novo ano, que não vai ser fácil e em que será necessário estarmos cada vez mais unidos.

Partilhar momentos festivos mobiliza sempre sentimentos positivos que atenuam aborrecimentos e inquietações.


No passado dia 29 de Junho, pelas 20h 30m, realizou-se no páteo de entrada da Escola José Belchior Viegas, sede do agrupamento, o jantar - arraial do fim do ano letivo.


Vê  a reportagem da festa e deixa o teu comentário.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Visita aos Açores da turma 30 da EB1/JI

Depois de um ano inteiro a trabalhar arduamente para conseguirmos o dinheiro necessário, finalmente, aproximava-se o grande dia e estávamos a poucas horas de realizar o nosso sonho, viajar de avião e ir aos Açores.

Às cinco da manhã do tão desejado dia 1 de junho encontrámo-nos no parque de estacionamento da nossa escola para iniciarmos a nossa viagem rumo ao aeroporto de Lisboa. Estávamos eufóricos e, apesar de ser tão cedo, ninguém conseguia dormir. De vez em quando ouvia-se alguém perguntar: “Professora, ainda falta muito para chegarmos?”, “Mãe, quanto tempo falta?”, “Está quase?”… 

A meio do percurso fizemos uma pequena paragem numa estação de serviço para lancharmos. 

Chegámos a Lisboa por volta das 10 horas e fizemos o check-in. Entretanto, tivemos a primeira surpresa do dia, a professora Sara Raimundo foi fazer-nos uma visita e desejar-nos uma boa viagem. O embarque só foi por volta das 11.30 h e entrámos no avião perto das 12h. Alguns meninos tiveram a sorte de ficar sentados à janela! A comida era ótima e até nos ofereceram um livro da SATA. A segunda surpresa foi delirante! A professora Beta e a professora Paula foram ter com todos alunos e, em dois grupos, levaram-nos a visitar o cockpit. O piloto do avião foi muito simpático, convidou-nos a entrar e explicou-nos como funcionava. 

O voo correu muito bem e chegámos a Ponta Delgada à hora prevista. 

Quando chegamos ao aeroporto fomos para o tapete rolante retirar as nossas malas. À saída estava um rapaz com uma placa que dizia: “Grupo Aldeia das Descobertas”. Éramos nós! O nosso guia chamava-se Bruno e o motorista era o Sr. Jaime. 

Deixando o aeroporto para trás, o motorista levou-nos ao hotel para deixarmos as malas e fazer o check-in. Depois do almoço, fizemos um passeio de lagarta pelos jardins da cidade, nos quais vimos aves e plantas lindas. Ao fim da tarde, quando regressámos ao hotel, fomos para a piscina e ao jacuzzi. Jantámos no hotel e descansámos. 

No sábado (2 junho), fomos à fábrica do chá da Gorreana, aprendemos como é feito o chá e provámos chá verde. Antes do almoço fomos às Furnas e vimos como é feito o cozido. Depois comemos o cozido das Furnas no restaurante “Tony “e fomos visitar o Parque Terra Nostra. No regresso ao hotel parámos na Lagoa do Fogo. Era linda! À noite fomos dar passear pela marina de Ponta Delgada. 

No domingo (3 junho), fomos à Caldeira Velha e passámos por vários miradouros, num deles vimos a “ Baía dos Tubarões” e uma baleia de Bitle. 

Na segunda-feira (4 junho), logo de manhã cedo, fomos ao mercado de Ponta Delgada e comprámos umas lembranças. Depois seguimos para a Lagoa das Sete Cidades e fomos ver a Lagoa de Santiago. Antes do almoço, regressámos ao hotel e fizemos o check-out. Depois do almoço, com muita pena nossa, fomos para o aeroporto e regressámos a Lisboa. 

Esta foi uma viagem maravilhosa! Adorámos cada momento! 

As Furnas

 Parque Terra Nostra

Grupo na Lagoa do Fogo


Lagoa das Sete Cidades

A turma 30 da EB1/JI

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Campeonato de Matemática Sub-12

No presente ano letivo o nosso Agrupamento, através da EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos, esteve muito bem representado na final do Campeonato de Matemática Sub-12 com alguns alunos do 2.º ciclo.
Na final, que se realizou no dia 10 de junho, na Universidade do Algarve, um dos nossos alunos do 5.º ano, Daniel Alexandre Mendes Pacheco, da turma B, terminou num honroso 2.º lugar.
Os nossos parabéns Daniel e esperamos que continues a trabalhar assim!

sábado, 16 de junho de 2012

Visita de estudo à Herdade das Parchanas

Os alunos do 6.º e 7.º anos que frequentaram as aulas de Educação Moral e Religiosa Católica realizaram uma visita de estudo à Herdade das Parchanas, organizada pela professora Paula Frazão.

Esta foi uma aula especial em que cada um partilhou o dia escolar com os colegas e professores de uma forma diferente, numa sala de aula diferente.

Os alunos – e muitos sem darem por isso – viveram e experimentaram o valor da amizade, da partilha, da alegria, da entreajuda… que estudaram nas aulas.

Para além do que se aprende, descobrem-se muitas outras coisas também elas interessantes e importantes: a professora é afinal mais simpática do que se supunha, e mais divertida! Os preconceitos em relação à colega do lado e aos rapazes do fundo, afinal não têm nada a ver com a realidade. Os sítios que nem se imaginava que existissem estavam ali tão perto…

Vê a reportagem sobre esta visita e deixa o teu comentário.

 1ª Parte



2ª Parte

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Feira do Livro - 2012

No dia em que o município de São Brás de Alportel completou o seu 98º aniversário, dia 1 de junho, o Jardim da Verbena abriu as portas à Feira do Livro de São Brás de Alportel, um encontro anual com os livros e a leitura, com autores, escritores, contadores de histórias e um sem fim de atividades para aprender a brincar!

Realizada entre 1 e 6 de junho, com horários diferenciados de 1 a 3 entre as 15h00 e as 22h30 e de 4 a 6 entre as 09h30 e as 17h00, esta nova edição da Feira do Livro de São Brás de Alportel apresentou vários livreiros e distribuidores das principais editoras nacionais de literatura com apetecíveis descontos para todas as idades, espaços de representação do Clube de Leitura e da Biblioteca Municipal, da Rede de Bibliotecas do Concelho; exposição e autógrafos de livros em lançamento; um Cantinho Verde dedicado a oficinas de educação ambiental, um Quiosque de Sabores recheado de deliciosas sugestões, entre muitas outras atividades de animação da leitura.

No dia 1 a Feira do Livro juntou-se à Festa da Criança, pelas 15h00 com o lançamento do livro “As Aventuras do galo Caju”, de autoria de Manuel Belchior. Para esta tarde dedicada aos mais pequeninos, as atividades brotaram no Jardim da Verbena com ateliês de pinturas faciais, reciclagem, pintura e colagem, cerâmica, um cantinho verde com divertidas oficinas alusivas ao Dia Mundial do Ambiente, um balcão informativo da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco. A estas iniciativas juntou-se a diversão das Piscinas Municipais Descobertas que promoveram divertidos jogos aquáticos, tradicionais, integrando ainda o espaço Brincar com Saúde, da Fisio São Brás e Crescendo com Saúde, dinamizado pela Unidade de Cuidados na Comunidade UCC Al-Portellus. 
Este dia especialmente criado para os mais pequeninos reservou para as 20h00 a apresentação do “Romance depois dos 50 – Uma mulher que não desistiu do amor”, pela escritora Isabel Vila Pery e encerrou ao som de uma das maiores vozes do fado nacional, pelas 22h00, Carminho.

No segundo dia, a Feira do Livro teve como destaques as atividades do Cantinho Verde, o Jardim da Zezinha, entre as 17h00 e as 19h00, um espaço de venda de histórias…a preço de beijos docinhos. A animação prosseguiu a passo de dança, pelas 21h30, com a atuação do Clube de Danças da Escola Secundária João de Deus, de Faro e encerrou pelas 22h00 na companhia das estrelas, num divertido momento de Observação Astronómica.

Nos dias 4, 5 e 6 a X Maratona de Contos “As Histórias são como as cerejas” invadiu a Feira do Livro de São Brás de Alportel com histórias contadas e interpretadas por centenas de crianças das escolas do município. 





No dia 4, segunda-feira a escritora Rita Sobral marcou encontro com os leitores entre as 10h30 e as 11h30 para um momento de partilha de saberes, perspetivas e sonhos sobre o fascinante mundo da escrita e da leitura.
A animação prosseguiu pelas 14h00 com o Teatro do Gaspar que leva a palco divertidas histórias com corpo de fantoches…
No dia 5, terça-feira, entre as 10h30 e as 14h00, a animação da leitura contou com a presença de Sandro William Junqueira, reservando para as 15h30 a representação da peça “Enquanto a Cidade Dorme”, pelo Grupo de Teatro da Escola EB 2/3 Poeta Bernardo de Passos.

No último dia, dia 6, a Feira do Livro de São Brás de Alportel acolheu novamente o autor são-brasense Manuel Belchior para mais uma viagem na companhia das “Aventuras do Galo Caju”. No final da manhã, pelas 11h00, o Clube de Escrita Criativa de Faro desafiou a criatividade dos visitantes num encontro sobre o poder da palavra na criação de mundos fantásticos!

A Feira do Livro de São Brás de Alportel é uma iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Agrupamento de Escolas José belchior Viegas e Rede de Bibliotecas do município, com a colaboração e apoio de diversas entidades que ano após ano unem esforços para diversificar a oferta de atividades e propostas de aprendizagem nesta Feira do Livro, que escreve todos os anos uma nova página na memória das crianças e de todos os visitantes.


GIDI (adaptado)

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Dicionário Oxford Pocket Plus para estudantes de Inglês Competition

No início do 3.º período, as turmas A, B, C e D do 9.º ano de escolaridade, realizaram, nas aulas de Inglês, uma atividade de consulta de dicionários bilingues (Português-Inglês e Inglês-Português), proposta sugerida pela Oxford University Press, a fim de alunos e professora responsável participarem no concurso “Dicionário Oxford Pocket Plus para estudantes de Inglês Competition”

A professora Elizabeth Pantaleão Silva decidiu participar nesta iniciativa da Oxford, pois considerou uma forma bastante motivadora para os alunos treinarem, uma vez mais, a utilização do dicionário e para interiorizarem a vastíssima informação que um dicionário contém. 

O nosso Agrupamento foi brindado com quatro alunos vencedores: 

Felícia Maria Contreiras, n.º 7, do 9.º A; 
Micaela Sofia Martins, n.º 15, do 9.º B; 
Joana Isabel Pinguinha, n.º 9, do 9.º D;  
João Pedro Abreu, n.º 11, do 9.º D. 

Parabéns aos vencedores!!! Agora já podem melhorar os conhecimentos de Inglês com o recurso ao dicionário que a editora Oxford University Press lhes ofereceu. 

Na reta final do ano letivo, a professora de Inglês e as referidas turmas aceitaram um novo desafio da Oxford. Resolver uma ficha de trabalho de dicionário sobre as férias “Holidays”. O concurso terá lugar no próximo dia 2 de julho. Esperemos que haja mais vencedores!!!

Profª. Elizabeth Pantaleão Silva

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Prémio Literário Juvenil João Belchior Viegas - 2012


No passado dia 1 de junho, Dia do Município de São Brás Alportel, o Prémio Literário Juvenil João Belchior Viegas, que visa intervir de forma ativa na sociedade e estimular os mais jovens para a leitura e para a escrita criativa, distinguiu vários jovens do concelho.^

Trata-se de uma iniciativa dos herdeiros de João Belchior Viegas, em colaboração com a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com o apoio da direção regional de Cultura, da direção regional da Educação e das escolas do concelho.

De periodicidade anual, este prémio literário, destinado a todos os jovens, desde os 9 aos 20 anos, que residam, estudem ou trabalhem em São Brás de Alportel, é composto por quatro categorias etárias.

O tema desta edição foi o teatro, cabendo aos jovens escritores o desafio de escrever uma peça de teatro, posteriormente avaliadas por um júri constituído por cinco elementos.

Na 1.ª categoria, dos 9 aos 10 anos, a jovem vencedora foi Beatriz da Silva Gago Pereira, autora da peça «A Descoberta na Fonte Férrea», que ganhou um prémio no valor de 50 euros.

A 2.ª categoria, dos 11 aos 12 anos, distinguiu o trabalho «Bernardo de Passos», realizado pela jovem Vera Cristina Machado, que arrecadou 100 euros

Na 3.ª categoria, destinada a jovens entre os 13 e os 15 anos de idade, não foi atribuído o primeiro prémio porque os trabalhos apresentados não corresponderam ao tema pretendido, embora tenham sido distribuídos os habituais prémios de participação.

Por último, na 4.ª categoria, dedicada a participantes entre os 16 e os 30 anos, o 1.º prémio, na quantia de 500 euros, foi atribuído a Mónica Faleiro Dias, de apenas 16 anos de idade, pela peça «Inefável»
.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

INOVA – Jovens Criativos, Empreendedores para o Século XXI

A turma A do 1.º ano do Curso de Educação e Formação
            
O projeto ASI –
Alimentação Saudável nos Intervalos da turma CEF 1ºA, ficou classificado em segundo lugar a nível regional. Esta classificação permitiu a seleção automática para a sexta fase do concurso, a Nacional.

Neste ano letivo concorreram 195 escolas com um total e 552 projetos, após a escolha a nível de escola, seguiu-se a escolha a nível regional. A nível regional é selecionado um máximo de 3 projetos, num total de 15 projetos a nível nacional.

Na Final Nacional, que decorrerá em Lisboa, os quinze projetos serão defendidos através de uma apresentação oral. Dentro de cada categoria INOVA (a tua Escola, a tua Rua/Bairro, a tua Cidade/Região, o teu País) e de cada área temática (tecnologia, cidadania e empresa) haverá um vencedor. Será também atribuído o prémio de vencedor a nível nacional para o que for considerado o melhor projeto/ideia.

O projeto apresentado pela turma CEf 1ºA pretende inovar na Escola e situa-se na área temática empresa.

O projeto tem as seguintes características:

Ter iniciativa, ter coragem para mudar
  • Criar uma marca própria de bolachinhas saudáveis (fabrico, embalagem e venda).
  • Colocar uma dispor da Comunidade Escolar uma alternativa saudável para os lanches dos intervalos (pode ser acompanhada de leite, iogurtes ou fruta);
  • Divulgar hábitos alimentares saudáveis e contribuir para a alteração de comportamentos alimentares;
  • Rentabilizar os meios existentes: cozinha própria para o curso, aulas de pastelaria, aquisição de produtos para as aulas práticas.
Compreender o que é uma empresa
  • Organização de Equipas de trabalho
  • Gestão de Projeto
  • Gestão de Meios (ingredientes e embalagens)
  • Gestão da Imagem (embalagem, rótulo, divulgação)
  • Marketing (estudo de mercado, divulgação, inquéritos de satisfação)
  • Logística (embalamento e transporte)
  • Fabrico (toda a turma)
Fases do Projeto
  1. Elaboração e implementação de questionários acerca dos hábitos e das necessidades;
  2. Decisão acerca do produto a desenvolver e angariação de parcerias (produtores locais/utilização de produtos locais, mestres pasteleiros, nutricionista, etc.);
  3. Fabrico do produto e campanha de divulgação com degustação e recolha de opiniões;
  4. Análise de resultados e eventual alteração do produto. Avaliação de custos e projeção de lucros;
  5. Fabrico e venda (controlo de satisfação e qualidade e avaliação de custos e lucros).
Para os alunos do Curso de Educação e Formação de Cozinha esta experiência vai permitir uma maior motivação para a aquisição de competências académicas, da capacidade de iniciativa e do espírito empreendedor. Permitir-lhes-á desenvolver a auto-estima e promover a capacidade de trabalho em equipa.

O projeto será apresentado em Lisboa por três alunos da turma. O Bruno Silva, a Cátia Santos e o Jorge Martins terão a grande responsabilidade de divulgar o trabalho feito pela turma e também o modo como se trabalha no nosso Agrupamento onde as ideias ganham forma e todos os alunos têm oportunidade de participar e inovar.

A turma agradece à nossa Diretora, professora Violantina Hilário, pela força e estimulo dados e também ao nosso amigo Telmo Martins, que acreditou desde o início neste projeto.

Estão disponíveis informações em vários sítios da NET, basta colocar: INOVA – Jovens Empreendedores; INOVA – Vencedores Regionais.
Paula Nascimento e Ricardo Bernardo

segunda-feira, 14 de maio de 2012

São Brás de Alportel foi palco das comemorações do Dia da Europa no Algarve

O município de São Brás de Alportel foi ontem, quarta-feira, o “centro da Europa”, nas palavras do presidente da autarquia local, António Eusébio, ao acolher as comemorações do Dia da Europa no Algarve, com um programa recheado de atividades para todas as idades e nacionalidades.

As iniciativas foram marcadas pelo espírito que deu mote ao Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, que resultou de um desafio lançado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, com a parceria da câmara são-brasense.

O palco principal do programa das comemorações foi o edifício das piscinas municipais cobertas, uma das muitas obras financiadas pela União Europeia, em São Brás de Alportel.

O dia abriu com a cerimónia de hastear da bandeira, ao som do hino nacional, interpretado e cantado por jovens estudantes do município, seguindo-se uma sessão de boas vindas aos participantes, em várias línguas, por jovens oriundos de vários países, bem como as intervenções de António Eusébio e do presidente da CCDR/Algarve, David Santos.

Seguiu-se o momento da inauguração da exposição «Olhares sobre a Europa em São Brás», de autoria dos formandos da Oficina de Fotografia Digital, coordenada pelo fotógrafo Rui Serra Ribeiro, que apresenta 22 diferentes olhares sobre espaços e lugares que mereceram intervenções financiadas pela União Europeia, a qual ficará patente até ao final de junho, no corredor central das piscinas municipais cobertas.

Sempre com uma dimensão intergeracional, o programa prosseguiu com diversas atividades lúdico-pedagógicas, que contaram com a participação dos mais jovens, estudantes do Agrupamento de Escolas de São Brás de Alportel e do Colégio Bernardete Romeira, de Olhão, e dos menos jovens, alunos da Universidade Sénior de São Brás de Alportel.

Ainda durante a manhã, o programa integrou uma visita às instalações da empresa Nova Cortiça, símbolo do desenvolvimento da indústria corticeira no concelho e na região e marca de referência no país e no estrangeiro, que recentemente foi alvo de um investimento comunitário, que permitiu dar à empresa uma nova etapa no seu desenvolvimento, abrindo a novos produtos e mercados.

Após uma paragem na Circular Norte, obra de referência do concelho, também esta um exemplo da concretização de projetos financiados por fundos comunitários, houve ainda lugar a uma visita à Escola Secundária, recentemente alvo de uma obra de profunda requalificação e ampliação, com financiamento europeu.

Este espaço acolheu um almoço convívio, realizado na Academia dos Sabores, o bonito espaço de formação e experimentação gastronómica da Escola Secundária José Belchior Viegas, onde os jovens estudantes que frequentam os cursos da área hoteleira, têm a oportunidade de pôr em prática os seus conhecimentos

A tarde esteve reservada para a reflexão, com a realização de um Parlamento Intergeraciona, no salão nobre da autarquia, sob o mote «Crescer e Envelhecer no Espaço Europeu», que contou com a intervenção de duas bancadas muito participativas: de um lado os seniores, estudantes da Universidade Sénior de São Brás de Alportel, e do outro os juniores, estudantes da Escola Secundária José Belchior Viegas, na presença de um convidado especial, o deputado da Assembleia da República, Pedro Marques.

O parlamentar socialista participou ativamente na iniciativa deixando uma palavra de reconhecimento e de incentivo à continuação de boas práticas que promovem a inclusão dos menos jovens na vida da comunidade, muito especialmente, nos processos de decisão da vida coletiva, onde a participação é sempre uma mais valia.

Neste debate intergeracional foram abordados diversos temas, desde a desigualdade de rendimentos, a insegurança, a solidão, entre muitos outros que mereceram a apresentação de várias propostas para se fazer face aos desafios desta Europa, neste dia especial, que tem por lema «Juntos somos mais fortes».

O programa de comemorações deste Dia da Europa no Algarve encerrou ao som do fado, Património Imaterial da Humanidade e símbolo maior da cultura portuguesa, na voz da jovem são-brasense Vanessa Vivas.

A Bandeira da União Europeia

Parlamento intergeracional

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Encontro Regional de Alunos de EMRC do 2º Ciclo

No passado dia 30 de abril teve lugar em Loulé, no jardim Municipal o Encontro Regional de Alunos de Educação Moral Religiosa Católica do 2º ciclo, no qual estiveram presentes 109 alunos, acompanhados por 8 professores e 2 Auxiliares de Educação, todos vestidos de vermelho, cor identificadora do agrupamento.

O dia teve início com a apresentação das escolas participantes, seguindo-se ateliês diversos, desde dança a jogos tradicionais, passando por música, ioga, xilogravura, primeiros socorros, quiz de EMRC ou poesia.

Os alunos usufruíram de 9 ateliers temáticos entre eles Poesia, Música e Dança, nos quais tiveram pontuação máxima., tendo dignificado o nome da nossa escola, com 5 grupos vencedores.

O tema da "Família" esteve presente durante este dia, e aquilo a que assistimos foi uma verdadeira família, onde se brincou, aprendeu, cumpriu regras, e se partilhou.

Obrigada a todos os meus alunos por me orgulharem cada vez mais e aos meus colegas e funcionárias outro obrigada por se disponibilizarem a acompanhá-los, só assim foi possível, apesar da chuvada que apanhámos no fim.

A professora Paula Frazão

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Encontro Regional de Alunos de EMRC do 7.º ao 12.º ano

No passado dia 24 de abril cerca de 460 alunos do 7.º ao 12.º anos de doze escolas da área de Faro, entre elas, o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas reuniram-se no jardim Municipal de Loulé, no Encontro Regional de Alunos de Educação Moral Religiosa Católica.

A jornada cumpriu-se com diversas atividades lúdicas e desportivas como insufláveis, trampolins, carros a pedal ou ioga.

À noite realizou-se um concerto da banda escutista Modu’S no Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé, antecedido por uma atuação musical de alunas da Escola Secundária José Belchior Viegas de São Brás de Alportel.

O nosso agrupamento teve uma participação de destaque em geral com os 55 alunos que participaram, e em particular com a atuação da Claúdia Cabrita, aluna do 8º D, que tocou viola, cantou e encantou, durante a tarde para os colegas do agrupamento e de outras escolas e, à noite, para todos os colegas presentes no recinto que adoraram a sua participação.

Obrigada pela vossa boa prestação e pela forma como dignificaram a escola e a disciplina de EMRC.

A Professora Paula Frazão

terça-feira, 24 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro comemorado nas Bibliotecas Escolares


No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, as equipas das bibliotecas escolares das escolas José Belchior Viegas e Poeta Bernardo Passos dinamizaram várias atividades.

Para além das exposições sobre a História do Livro ao longo dos tempos, foi projetado o filme Os Fantásticos Livros Voadores do Senhor Lessmore (ilustração: William Joyce e co-realização Brandon Oldenburg) e que foi vencedor do Óscar deste ano, na categoria de curta metragem de animação.


Uma animação profundamente sensível da vida que os livros ganham e carregam. Vida e leitura transitam juntos atravessando a existência daqueles que lidam com eles e os deixam pousar em si mesmos e que se encantam em lhes dar vida, seja pela leitura ou pela escrita.

No entanto, o que mais marcou este dia foi a presença do contador de histórias, Jorge Serafim que, com a sua maneira peculiar, cheia de energia e boa disposição, animou e fez brotar gargalhadas em todos os presentes. Foram contadas histórias da tradição oral intercaladas com momentos de pura comédia que deixaram a assembleia encantada. 




Ainda houve tempo para o contador/escritor apresentar o seu novo livro Sonhar ao Longe.
Primeiro livro infanto-juvenil do conhecido humorista e contador de histórias Jorge Serafim, com ilustrações de José Francisco.
Um livro infantil “para todas as idades”, conforme afirmou o autor. 

quarta-feira, 18 de abril de 2012

X Concurso Literário de Prosa

“A Música muda o Mundo”
Música é pretexto para refletir sobre o Mundo
O Concurso Literário de Prosa completou, este ano, a sua X edição.

Tendo sido lançado em 2001, subordinado ao tema “A minha terra”, inicialmente, este concurso visou a escrita em prosa e poesia. No entanto, foi no ano seguinte que ganhou o formato que atualmente apresenta, inteiramente dedicado à prosa. Para além de fomentar nos jovens do 2.º e 3.º Ciclos a reflexão sobre os valores sociais e as problemáticas da atualidade, este evento cultural promove o gosto pela prosa, valoriza a competência de escrita e estimula a criatividade e o sentido crítico.

No âmbito deste concurso, muitos alunos já nos transmitiram, ao longo dos anos, as suas reflexões acerca dos mais variados temas, como por exemplo: “Aceitar a diferença… um futuro risonho”; “Ser feliz por ser e não por ter”; “Eu e tu no séc. XXI”; “À descoberta da Felicidade”. 

No presente ano letivo, uma vez que a música deu mote ao Festival Intercultural, subordinado ao tema “Músicas do Mundo”, o Grupo de Professores de Português considerou-a inspiradora para a criatividade dos nossos alunos. Por isso, desta vez, o desafio lançado, “A Música muda o Mundo”, reuniu no palco e à volta dele, no último dia do Festival Intercultural, os 54 alunos (19 do 2.º Ciclo e 35 do 3.º Ciclo) bem como os 8 professores envolvidos, tendo sido todos muito aplaudidos pelas respetivas turmas. Os prémios (cheques-livro) e os certificados foram entregues aos 7 alunos premiados:

          1.º Prémio – Carolina Rocha (5.ºB); Duarte Amaro (5.ºB); Wilson Pina (9.ºA);
          2.º Prémio – Bianca Peleira (5.ºA); Inana Wolfsdorf (7.ºA);
          3.º Prémio – Vera Machado (5.ºA); Filipa Dias (8.ºD).

Lê e saboreia, neste blogue, os textos concorrentes ou, pelo menos, os premiados.

Textos não premiados

                                                   2. Ciclo                  3.º Ciclo
                           
      

segunda-feira, 26 de março de 2012

VI Festival Intercultural - "Músicas do Mundo"

No passado dia 22 e 23 de Março, na Escola Básica 2,3 Poeta Bernardo Passos, decorreu a 6.ª edição do magnífico Festival Intercultural, este ano dedicado ao tema Músicas do Mundo.

A arruada pelas ruas de São Brás de Alportel, no dia 22, quinta-feira, assinalou o início do Festival que abriu as portas a toda a comunidade ao longo de 2 dias, numa mostra viva da riqueza intercultural do município sambrasense, onde mais de 10% da população é oriunda de países estrangeiros.

Uma vez mais este foi um momento de verdadeira interação, de diálogo e de respeito pelo outro e pela sua cultura, pela diversidade, partilhado por todos os alunos são-brasenses, desde o ensino pré-escolar ao secundário, pessoal docente e não docente e familiares envolvidos.

O programa do Festival Intercultural “Músicas do Mundo” integrou vários espaços de exposição musical, que deram a conhecer mais de uma dezena de instrumentos provenientes de vários países, bem como diversos espetáculos de músicas de diferentes culturas.

A música chegou ao Festival pela voz do Fado, representação maior da cultura portuguesa, seguindo-se ao longo da tarde de dia 22, um espetáculo de danças ciganas, a atuação da Rockestra, um momento de flautas, encerrando ao som do Grupo Coral dos Amigos do Museu, composto por elementos de diferentes nacionalidades.

No dia 23, sexta-feira, as danças e os cantares regressaram ao palco do Festival Intercultural. Começámos o dia com muita energia, assistindo à atuação do Rustam, Vitor e do David que dançaram break dance.

Houve ainda tempo para a entrega de prémios do X Concurso Literário de Prosa, este ano dedicado ao tema “A música muda o mundo”.

Como não podia deixar de ser as ementas nas cantinas escolares proporcionaram aos alunos a experimentação de novos e diferentes sabores.

Para fechar toda esta animação e como já é hábito, os jovens, dos projetos Escolhas (Re) Cria de Faro com cantares ciganos pelo grupo Os Cales e danças ciganas pelas Estrelas do Cerro do Bruxo e o grupo Didgeridoos de Ecos de Loulé, brindaram-nos com o seu grande talento. O grupo da Associação DOINA, Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos pelo  Algarve, fechou em grande a 6ª edição do Festival Intercultural, com encantadoras danças romenas e moldavas.

O VI Festival Intercultural – Músicas do Mundo foi organizado pelo Projeto @ventura, numa parceria que integra a Associação IN LOCO, o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com o objetivo de sensibilizar para a tolerância e respeito pela diferença cultural, um desafio diário que pode ser muito enriquecedor.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Dia dos Avós

"A contribuição dos avós na formação dos netos e o contato das crianças com pessoas idosas é determinante e enriquecedor. Este convívio é uma das formas mais relevantes de que os povos dispõem para perpetuar a sua história, tradição e cultura"
Manual de EMRC

No âmbito das comemorações do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica do 6º ano e o Projeto “Novos e Semi-Novos” reuniram avós e netos numa experiência diferente...

No dia 22 de março, penúltimo dia de aulas do 2º período, alguns dos avós dos alunos de EMRC do 6º ano da Escola Poeta Bernardo Passos passaram uma tarde diferente com os seus netos num espaço onde estes passam grande parte dos seus dias.

Esta iniciativa teve como finalidade permitir que avós e netos pudessem partilhar experiências e refletir sobre o tema da Família e sua evolução ao longo do tempo: o conceito, origem e tipos de família; as problemáticas e desafios ao longo das últimas décadas. O visionamento de um filme serviu como motivação para o diálogo entre avós e netos sobre a importância da interacção entre a geração dos "novos" e dos "semi-novos"

Nessa tarde e no âmbito do Festival Intercultural – Músicas do Mundo os netos proporcionaram aos respetivos avós a audição de alguns fados cantados por duas alunas do nosso agrupamento.

Parabéns à professora Paula Frazão que dinamizou e orientou os seus alunos.





sexta-feira, 16 de março de 2012

Festa do Atletismo - 2012

Decorreu no dia 16 de Março, em Lagoa, a Festa do Atletismo.

Esta festa representa o culminar de um conjunto de provas "Megas" que se foram realizando em todas as escolas do Algarve.

Na nossa escola no conjunto de todos os "Megas" participaram 267 atletas. Os melhores classificados em cada prova foram representar-nos e fizeram-no excelentemente.

Destacamos, no Mega Sprint o Ricardo Martins do 9ºC; a Ema Tomás do 5ºD e a Andreia Gois do 5º A que chegaram às finais.
No Mega Km, a Alexandra Barros, 5ºC, 6º lugar e o Rio Evrard, 5ºD, 8º lugar.
No Mega Salto, o Daniel Pacheco do 5º B que ficou em 6º.

A todos o nosso bem haja.

Surpresa Especial

A Andreia Gois, do 5ºA, por ter ficado em 2º lugar na final foi apurada para a fase nacional que se realiza em Aveiro.

Força Andreia!!












Andreia Gois 5ºA - 2º lugar