segunda-feira, 21 de maio de 2012

INOVA – Jovens Criativos, Empreendedores para o Século XXI

A turma A do 1.º ano do Curso de Educação e Formação
            
O projeto ASI –
Alimentação Saudável nos Intervalos da turma CEF 1ºA, ficou classificado em segundo lugar a nível regional. Esta classificação permitiu a seleção automática para a sexta fase do concurso, a Nacional.

Neste ano letivo concorreram 195 escolas com um total e 552 projetos, após a escolha a nível de escola, seguiu-se a escolha a nível regional. A nível regional é selecionado um máximo de 3 projetos, num total de 15 projetos a nível nacional.

Na Final Nacional, que decorrerá em Lisboa, os quinze projetos serão defendidos através de uma apresentação oral. Dentro de cada categoria INOVA (a tua Escola, a tua Rua/Bairro, a tua Cidade/Região, o teu País) e de cada área temática (tecnologia, cidadania e empresa) haverá um vencedor. Será também atribuído o prémio de vencedor a nível nacional para o que for considerado o melhor projeto/ideia.

O projeto apresentado pela turma CEf 1ºA pretende inovar na Escola e situa-se na área temática empresa.

O projeto tem as seguintes características:

Ter iniciativa, ter coragem para mudar
  • Criar uma marca própria de bolachinhas saudáveis (fabrico, embalagem e venda).
  • Colocar uma dispor da Comunidade Escolar uma alternativa saudável para os lanches dos intervalos (pode ser acompanhada de leite, iogurtes ou fruta);
  • Divulgar hábitos alimentares saudáveis e contribuir para a alteração de comportamentos alimentares;
  • Rentabilizar os meios existentes: cozinha própria para o curso, aulas de pastelaria, aquisição de produtos para as aulas práticas.
Compreender o que é uma empresa
  • Organização de Equipas de trabalho
  • Gestão de Projeto
  • Gestão de Meios (ingredientes e embalagens)
  • Gestão da Imagem (embalagem, rótulo, divulgação)
  • Marketing (estudo de mercado, divulgação, inquéritos de satisfação)
  • Logística (embalamento e transporte)
  • Fabrico (toda a turma)
Fases do Projeto
  1. Elaboração e implementação de questionários acerca dos hábitos e das necessidades;
  2. Decisão acerca do produto a desenvolver e angariação de parcerias (produtores locais/utilização de produtos locais, mestres pasteleiros, nutricionista, etc.);
  3. Fabrico do produto e campanha de divulgação com degustação e recolha de opiniões;
  4. Análise de resultados e eventual alteração do produto. Avaliação de custos e projeção de lucros;
  5. Fabrico e venda (controlo de satisfação e qualidade e avaliação de custos e lucros).
Para os alunos do Curso de Educação e Formação de Cozinha esta experiência vai permitir uma maior motivação para a aquisição de competências académicas, da capacidade de iniciativa e do espírito empreendedor. Permitir-lhes-á desenvolver a auto-estima e promover a capacidade de trabalho em equipa.

O projeto será apresentado em Lisboa por três alunos da turma. O Bruno Silva, a Cátia Santos e o Jorge Martins terão a grande responsabilidade de divulgar o trabalho feito pela turma e também o modo como se trabalha no nosso Agrupamento onde as ideias ganham forma e todos os alunos têm oportunidade de participar e inovar.

A turma agradece à nossa Diretora, professora Violantina Hilário, pela força e estimulo dados e também ao nosso amigo Telmo Martins, que acreditou desde o início neste projeto.

Estão disponíveis informações em vários sítios da NET, basta colocar: INOVA – Jovens Empreendedores; INOVA – Vencedores Regionais.
Paula Nascimento e Ricardo Bernardo

segunda-feira, 14 de maio de 2012

São Brás de Alportel foi palco das comemorações do Dia da Europa no Algarve

O município de São Brás de Alportel foi ontem, quarta-feira, o “centro da Europa”, nas palavras do presidente da autarquia local, António Eusébio, ao acolher as comemorações do Dia da Europa no Algarve, com um programa recheado de atividades para todas as idades e nacionalidades.

As iniciativas foram marcadas pelo espírito que deu mote ao Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, que resultou de um desafio lançado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, com a parceria da câmara são-brasense.

O palco principal do programa das comemorações foi o edifício das piscinas municipais cobertas, uma das muitas obras financiadas pela União Europeia, em São Brás de Alportel.

O dia abriu com a cerimónia de hastear da bandeira, ao som do hino nacional, interpretado e cantado por jovens estudantes do município, seguindo-se uma sessão de boas vindas aos participantes, em várias línguas, por jovens oriundos de vários países, bem como as intervenções de António Eusébio e do presidente da CCDR/Algarve, David Santos.

Seguiu-se o momento da inauguração da exposição «Olhares sobre a Europa em São Brás», de autoria dos formandos da Oficina de Fotografia Digital, coordenada pelo fotógrafo Rui Serra Ribeiro, que apresenta 22 diferentes olhares sobre espaços e lugares que mereceram intervenções financiadas pela União Europeia, a qual ficará patente até ao final de junho, no corredor central das piscinas municipais cobertas.

Sempre com uma dimensão intergeracional, o programa prosseguiu com diversas atividades lúdico-pedagógicas, que contaram com a participação dos mais jovens, estudantes do Agrupamento de Escolas de São Brás de Alportel e do Colégio Bernardete Romeira, de Olhão, e dos menos jovens, alunos da Universidade Sénior de São Brás de Alportel.

Ainda durante a manhã, o programa integrou uma visita às instalações da empresa Nova Cortiça, símbolo do desenvolvimento da indústria corticeira no concelho e na região e marca de referência no país e no estrangeiro, que recentemente foi alvo de um investimento comunitário, que permitiu dar à empresa uma nova etapa no seu desenvolvimento, abrindo a novos produtos e mercados.

Após uma paragem na Circular Norte, obra de referência do concelho, também esta um exemplo da concretização de projetos financiados por fundos comunitários, houve ainda lugar a uma visita à Escola Secundária, recentemente alvo de uma obra de profunda requalificação e ampliação, com financiamento europeu.

Este espaço acolheu um almoço convívio, realizado na Academia dos Sabores, o bonito espaço de formação e experimentação gastronómica da Escola Secundária José Belchior Viegas, onde os jovens estudantes que frequentam os cursos da área hoteleira, têm a oportunidade de pôr em prática os seus conhecimentos

A tarde esteve reservada para a reflexão, com a realização de um Parlamento Intergeraciona, no salão nobre da autarquia, sob o mote «Crescer e Envelhecer no Espaço Europeu», que contou com a intervenção de duas bancadas muito participativas: de um lado os seniores, estudantes da Universidade Sénior de São Brás de Alportel, e do outro os juniores, estudantes da Escola Secundária José Belchior Viegas, na presença de um convidado especial, o deputado da Assembleia da República, Pedro Marques.

O parlamentar socialista participou ativamente na iniciativa deixando uma palavra de reconhecimento e de incentivo à continuação de boas práticas que promovem a inclusão dos menos jovens na vida da comunidade, muito especialmente, nos processos de decisão da vida coletiva, onde a participação é sempre uma mais valia.

Neste debate intergeracional foram abordados diversos temas, desde a desigualdade de rendimentos, a insegurança, a solidão, entre muitos outros que mereceram a apresentação de várias propostas para se fazer face aos desafios desta Europa, neste dia especial, que tem por lema «Juntos somos mais fortes».

O programa de comemorações deste Dia da Europa no Algarve encerrou ao som do fado, Património Imaterial da Humanidade e símbolo maior da cultura portuguesa, na voz da jovem são-brasense Vanessa Vivas.

A Bandeira da União Europeia

Parlamento intergeracional

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Encontro Regional de Alunos de EMRC do 2º Ciclo

No passado dia 30 de abril teve lugar em Loulé, no jardim Municipal o Encontro Regional de Alunos de Educação Moral Religiosa Católica do 2º ciclo, no qual estiveram presentes 109 alunos, acompanhados por 8 professores e 2 Auxiliares de Educação, todos vestidos de vermelho, cor identificadora do agrupamento.

O dia teve início com a apresentação das escolas participantes, seguindo-se ateliês diversos, desde dança a jogos tradicionais, passando por música, ioga, xilogravura, primeiros socorros, quiz de EMRC ou poesia.

Os alunos usufruíram de 9 ateliers temáticos entre eles Poesia, Música e Dança, nos quais tiveram pontuação máxima., tendo dignificado o nome da nossa escola, com 5 grupos vencedores.

O tema da "Família" esteve presente durante este dia, e aquilo a que assistimos foi uma verdadeira família, onde se brincou, aprendeu, cumpriu regras, e se partilhou.

Obrigada a todos os meus alunos por me orgulharem cada vez mais e aos meus colegas e funcionárias outro obrigada por se disponibilizarem a acompanhá-los, só assim foi possível, apesar da chuvada que apanhámos no fim.

A professora Paula Frazão